Nós somos uma Organização da Sociedade Civil criada em 07 de dezembro de 1963 (a princípio denominada Conselho Social da Comunidade de Tatuí), idealizada por grupo de pessoas sensíveis às causas e problemas sociais da cidade de Tatuí, que sentiram a necessidade de se criar um Órgão de Assistência Social, visando contribuir com o atendimento das demandas sociais do município. Juntando esforços, criaram o embrião do que seria o COSC hoje.
No início e por muitos anos, funcionamos como um conselho que prestava assistência às outras Associações, arrecadando mantimentos, roupas, móveis, etc, que posteriormente eram doados às pessoas atendidas, oferecendo ainda, outros serviços que contribuíam para o bem comum do município.
Com o passar do tempo, tendo em vista a estruturação da Assistência Social enquanto Política Pública (Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8742/93), organizada por níveis de complexidade (Resolução CNAS nº 109/2009), passamos a desenvolver Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e projetos socioculturais e esportivos.
A partir do ano de 2004, o trabalho foi direcionado ao atendimento específico de crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, tendo como missão, promover o Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários, bem como o desenvolvimento da autonomia e protagonismo para o exercício da cidadania. Desde então, mais de 1.600 crianças e adolescentes foram atendidos e em média 8.000 familiares receberam direta e indiretamente atendimento e orientação.
Vislumbrando uma sociedade mais justa, nos destacamos em nossa localidade como uma Organização séria, seguindo criteriosamente as Legislações que garantem o acesso das pessoas à serviços e benefícios, atuando como parceira da esfera pública, pautada na construção de valores humanos e inclusão das pessoas na sociedade, visando o pleno exercício da cidadania.
Promover o Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários de crianças, adolescentes e suas famílias, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e protagonismo.
Ser uma Organização de referência no atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares.
1. Amor ao próximo;
2. Respeito pelas pessoas;
3. Valorização da família;
4. Transparência nas ações;
5. Compromisso com a causa.
No ano de 1980, iniciei um trabalho voluntário na Instituição e à medida que fui conhecendo mais de perto a seriedade dos serviços prestados, o espírito de grupo e a competência dos envolvidos, fui me envolvendo com a causa e senti fortemente em meu coração que poderia ir além. No ano de 2003, assumi a Presidência da Organização com o objetivo pessoal de dedicar mais do meu tempo em benefício da transformação de vida das pessoas.
A partir de então, pude vivenciar o processo de muitas famílias que, antes estavam em estado de vulnerabilidade e depois passaram por verdadeiras histórias de aquisição de autonomia em relação às suas vidas, sendo valorizadas enquanto famílias e também individualmente, estreitando laços de afeto, de carinho e de respeito no convívio familiar. Sem falar nos inúmeros casos de conquistas pessoais de adolescentes que obtiveram melhoras significativas na escola, que conseguiram trabalho ou que saíram de um estado de risco para serem exemplos de mudança viva em suas comunidades.
Hoje, como Presidente meu empenho continua neste foco fundamental de cooperar ativamente com os trabalhos e as atividades desenvolvidas a favor das nossas crianças e adolescentes, com vistas a incorporar também seus familiares neste círculo virtuoso de benefícios pessoais e coletivos, somado à incumbência de buscar e estreitar novas parcerias com Empresas, públicas e privadas através das leis de incentivos fiscais, concedidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal, visando a sustentabilidade da nossa Instituição.
Posso afirmar à frente do COSC, que trabalhamos com empenho para aprimorar nossas atividades e serviços, seja no desenvolvimento e na qualificação das competências dos colaboradores da nossa equipe, seja no arregimento de mais voluntários sensibilizados à nossa causa, seja na melhoria contínua das atividades desenvolvidas em nossas oficinas ou mesmo no desenvolvimento de novos projetos, visando sempre o benefício das pessoas que atendemos.
O patrocínio das empresas parceiras, das pessoas físicas e a contribuição direta e indireta dos voluntários em benefício da continuidade dos trabalhos do COSC e da sustentabilidade da Instituição, é um incentivo propulsor que nos move e que nos auxilia em nosso dia-a-dia complementando as ações que estamos desenvolvendo em prol da melhoria de vida das crianças, adolescentes e seus familiares na cidade de Tatuí.
Agradeço a todos os nossos parceiros e amigos que colaboram de alguma forma para que o COSC continue servindo a Comunidade, assim como faz desde 1963.
Este programa em parceria com o Governo do Estado, oferecia uma alimentação industrializada porém balanceada à pré-escolares na faixa etária de 6 meses a 6 anos. Seu atendimento deu-se na Vila Esperança, Bairro Dr. Laurindo, Vila São Lázaro e Vila Brasil.
Através do balcão de emprego existente no COSC, notou-se a necessidade de cursos de qualificação profissional para posterior encaminhamento, uma vez que as empresas apontavam a falta de preparo das pessoas que eram encaminhadas.
Através de convênios com o Governo do Estado, a entidade oportunizava à algumas pessoas selecionadas, a obtenção de equipamentos de trabalho, complementando dessa forma, a renda familiar.
Dentro de um prazo estipulado, as famílias recebiam auxílio material aliado a orientações em diferentes áreas na forma de teatros, palestras, vídeos, etc, os quais viessem fortalecer a família.
Através da distribuição de kit´s de alimentos, roupas, empréstimos de órteses, auxílio para obtenção de documentos e encaminhamentos a recursos da comunidade, era oferecido um atendimento emergencial às famílias cadastradas na entidade.
Era oferecido atendimento às gestantes carentes ou mães solteiras por meio de reuniões, onde além do enxoval para o bebê, recebiam orientações sobre gravidez, parto, pós-parto, higiene, cuidados com o bebê e planejamento familiar, para melhor assumirem e realizarem seu papel de mãe.
No ano de 2002, após a incorporação da entidade Associação das Mães de Tatuí, somaram-se esforços e recursos para a continuidade deste trabalho.
Realizou-se no bairro Santa Rita de Cássia, onde eram ministrados cursos de geração de renda no intuito de melhorar a situação socioeconômica das famílias, este trabalho ocupacional, além de aprendizado, visava o fortalecimento dos laços de amizade e familiares.
Projeto realizado nas proximidades da Vila Esperança e adjacências, onde eram atendidas crianças e adolescentes na faixa etária de 07 a 16 anos de ambos os sexos, prioritariamente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Eram oferecidas atividades complementares à escola e outras voltadas para educação ambiental e atividades produtivas como, cuidados com a terra, plantio e colheita.
Devido à extinção da entidade “Associação das Mães de Tatuí”, esta transferiu ao COSC seu patrimônio, serviços e atividades, os quais foram incorporados aos atendimentos já realizados por esta instituição.
Atendendo meninas adolescentes de 12 a 16 anos, foi realizado no Bairro Santa Rita de Cássia um trabalho onde no período extraescolar, eram oferecidas atividades de educação para cidadania, orientação sobre direitos e deveres, artesanato, culinária, musicalização, cursos semiprofissionalizantes, entre outros.
Projeto realizado no bairro Santa Rita de Cássia, onde eram atendidas crianças de ambos os sexos na faixa etária de 08 a 11 anos. Tinha por objetivo, propiciar a estas crianças o acesso ao conhecimento básico da informática, com ênfase em temas que contribuíssem para a formação de caráter.
Projeto realizado com base na lei da aprendizagem que tinha por objetivo a inserção no mundo do trabalho de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos vindos de famílias com baixa renda familiar. Tal programa era desenvolvido de forma compartilhada entre a entidade e a empresa onde atuavam, buscando desenvolver as competências e habilidades para o exercício das funções designadas, ampliando as possibilidades de empregabilidade futura.
Atendimento a 110 crianças e adolescentes de 09 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, por meio de atividades e oficinas que visam promover o desenvolvimento integral, a autonomia e o protagonismo. De forma complementar, a instituição oferece atendimento e social aos familiares a fim de que a família seja acompanhada em sua totalidade.
Ação realizada mediante parceria do COSC (Centro de Orientação e Serviços à Comunidade) com a Faculdade de Tecnologia “Professor Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”- FATEC, que sediou oficinas da fase ll - Iniciação ao Mundo do Trabalho, oferecendo aos educandos a oportunidade de adquirirem conhecimentos tecnológicos por meio de um programa inovador chamado “Alice”.
O Primeiro Bazar Beneficente do COSC, esteve localizado na Rua Teófilo de Andrade Gama, 470, no ano de 2013 e contribuiu com a mobilização de recursos para a Organização
Projeto Caminhar - Unidade Santa Rita/ Unidade Vila Esperança. Abordagem e reconhecimento da arte nacional. Os Educandos criaram identificações visuais e fizeram uma apresentação especial às famílias, que participaram do encerramento anual das atividades.
Ações e oficinas de acesso ao mundo digital, por meio de aulas de informática e internet acessível para todos.
Formações com a equipe para adequação ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Lei nº 13.019, de 31 de julho de 2014, que passou a estabelecer o novo regime jurídico das parcerias entre a Administração Pública e as Organizações da Sociedade Civil.
Em 2015 O COSC formalizou a doação do imóvel localizado no Bairro Jardim Santa Rita de Cassia à Prefeitura de Tatuí, na época foi utilizado como sede do CRAS SUL e atualmente como unidade escolar de educação infantil.
Em 2016 unificamos os atendimentos para territórios da Vila Esperança e bairros adjacentes, inauguramos o novo espaço para realização dos trabalhos, oficinas e todos os atendimentos às crianças, adolescentes e famílias.
"Projetos Dança & Movimento I e II" (Lei Rouanet de Incentivo à Cultura) realizados nos anos de 2016, 2018 e 2019, com foco no desenvolvimento de oficinas de dança e cultura, com alcance de 100 crianças e adolescentes de 10 a 13 anos
Grupos de acompanhamento Psicossocial com as famílias. Ação de acompanhamento familiar implantada no intuito de promover rodas de conversa com as famílias por meio de atividades que abordem temas que contribuam com um olhar de autocuidado, fortaleçam vínculos familiares e facilite o acesso a direitos.
Inauguração da nossa Quadra Poliesportiva que facilitou as atividades externas com nossos Educandos.
Execução projeto "Eu na Net", compartilhado com algumas escolas do território, com o objetivo de mostrar métodos de prevenção de riscos virtuais.
Desenvolvimento do Projeto “Esporte e Cultura – Caminhos para a Inclusão Social” que realizou atividades socioculturais e socioesportivas, proporcionando o desenvolvimento de novas potencialidades dos Educandos e acessos a campeonatos e competições com outros públicos.
Primeiro coral feito com as famílias COSC, uma estratégia de incentivo às convivências e potenciais individuais dos familiares.
Projetos "Judô - Uma Arte para a Vida I" 2019 (Lei Paulista de Incentivo ao Esporte- LPIE) e "Judô Uma Arte Para Vida II" 2020 (Lei de Incentivo ao Esporte), com a realização de oficinas de judô, somando 80 crianças e adolescentes de 09 a 14 anos atendidos.
Durante a pandemia de Covid 19, as ações continuaram de forma adaptada à realidade do momento, por meio de atividades entregues nas residências e de oficinas oferecidas em vídeos e encontros online. Dessa forma, pudemos manter o vínculo de cuidado com os educandos e as famílias Devido a nova realidade, os esforços foram para contribuir com as famílias através de benefícios eventuais de alimentação, materiais de limpeza e orientações de cuidados preventivos.
Desenvolvimento do Projeto "No mesmo mundo: Cada um do seu jeito! " - ações on line e posteriormente semipresenciais.
Formação e consultoria para reestruturação Organizacional metodológica, afim de aumentar o desenvolvimento institucional, identificamos nosso papel no território e nossa capacidade de diálogo com a rede e com as pessoas, verificamos também o equilíbrio e a maturidade organizacional para auxiliar na definição de futuras estratégias e prioridades de fortalecimento Institucional.
Inauguração do bazar permanente do COSC, que é uma importante fonte de mobilização de recursos para nossa Organização e gerido pelo voluntariado do COSC.
Retomada gradativa das atividades presenciais, obedecendo todas as normas recomendadas pela OMS.
Inauguração da sala de acolhimento às famílias, um espaço exclusivo para escuta e cuidado com nossas famílias.
Sediamos a "XI Conferência Municipal de Assistência Social", com o tema "Assistência Social: direito do povo e dever do Estado", fortalecendo a participação democrática e efetiva nos espaços específicos de discussão, reflexão e deliberações para os três entes federados (município, estado e país).
Reestruturação da gestão interna da instituição, com o objetivo de melhorar processos, procedimentos e setores, para agilizar as atividades a serem executadas.
Projeto desenvolvido com o intuito de ampliar o olhar à Comunidade, além dos muros da Organização. Realizou ações internas e externas para reconhecimento do território e das políticas públicas.
Esse evento abriu as portas do COSC a toda comunidade, como forma de valorização das pessoas e dos territórios, oferecendo serviços de utilidade pública, acesso a direitos e espaços para novas vivências e convivências.
Por meio do Instituto CCR e da CCR SPVias, inauguramos a obra de grafite de 652 m2 nos muros externos do COSC. A pintura foi realizada por especialistas nesta arte e teve a participação dos nossos Educandos.
Esse evento especial busca abrir as portas do COSC à toda comunidade, como forma de valorização das pessoas e dos territórios, oferecendo serviços de utilidade pública, acesso a direitos e espaços para novas vivências e convivências!.
Este ano, tivemos 6 encontros para diálogo, troca de conhecimento e experiências sobre as causas apoiadas, e sobre o protagonismo ativo de cuidado com os direitos e com os espaços do território.
Nossa 1° festa beneficente é uma ação de solidariedade entre o COSC e a comunidade, está, mobiliza recursos para impulsionar a nossa causa e ao mesmo tempo, promove um senso de união e propósito coletivo.
Relembramos os trabalhos e atividades que desenvolvemos ao longo de todos esses anos, com os diferentes públicos em Tatuí, sempre na busca de facilitar acessos a direitos e poder contribuir na vida das pessoas de alguma forma!.
Atualmente, por meio dos serviços e projetos desenvolvidos, atendemos diariamente 110 crianças e adolescentes no contraturno escolar, desenvolvendo diversas atividades que garantem a integração e acesso à experiências que visam a ampliação do universo cultural e informacional do nosso público.
Tendo em vista que, a criança e o adolescente encontram-se inseridos em contextos familiares, sociais e culturais, no intuito de complementar o trabalho realizado e incluir a família no processo de desenvolvimento de seus filhos, realizamos mensalmente atendimento de aproximadamente 100 familiares por meio de reuniões periódicas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, grupos de acompanhamento psicossocial, encaminhamentos à rede socioassistencial e outros serviços públicos. Dessa forma, possibilitamos o estreitamento dos vínculos familiares e comunitários, construindo no cotidiano relações cooperativas e de convivência, mudando paradigmas de vida.
A fim de manter nossas atividades e garantir a excelência de gestão, realizamos sólidas parcerias e, desde 2015 desenvolvemos projetos culturais e esportivos incentivados por leis de fomento a nível estadual e federal (Lei Rouanet, Lei Federal do Esporte e PROAC- PIE).
No intuito de complementar o trabalho realizado diariamente com as crianças e adolescentes, mensalmente os familiares participam de encontros nos quais discutimos sobre temas pertinentes ao contexto familiar e social. Além desta atividade mensal, é realizado o acompanhamento social familiar, conforme as demandas, para facilitar o acesso a outros serviços públicos e encaminhamentos necessários, de forma a abranger as famílias em sua totalidade.
Realizada com adolescentes de 14 a 16 anos no intuito de estimular a autonomia e protagonismo por meio do desenvolvimento de ações e atividades com temas e assuntos pertinentes ao Mundo do Trabalho. Tendo em vista as dificuldade na procura pelo primeiro emprego, os conhecimentos adquiridos são importantes para a iniciação profissional dos adolescentes.
Realizado no intuito atender um grupo específico de famílias que apresentam vínculos familiares enfraquecidos e outras vulnerabilidades pessoais e sociais, oferecendo atividades e orientações sobre temas relevantes. Realizado com a abordagem de várias áreas de formação com a participação de psicólogos, advogados, CRAS, entre outros, visa fortalecer áreas específicas nos âmbitos pessoais, familiares e sociais, bem como promover o desenvolvimento individual e fortalecer os laços familiares.
Essa oficina tem o objetivo de consolidar o grafite como meio de pertencimento territorial e cultural e desenvolver o pensamento crítico, artístico e técnico de arte urbana, por meio das vivências de grafite nós reconhecemos o território e realizamos intervenções artísticas na instituição e no território, buscando entrelaçar arte urbana ao contexto social e econômico.
Nesta oficina, o foco está no desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos participantes. O objetivo é fortalecer o emocional dos educandos por meio de técnicas da psicologia e comunicação não violenta, promovendo autoconhecimento, reconhecimento de potenciais e protagonismo social. As atividades incluem:
• Rodas de conversa para compartilhar experiências e desafios emocionais;
• Dinâmicas de grupo para promover o autoconhecimento e a empatia;
• Contação de histórias e expressões artísticas para estimular a reflexão e a expressão emocional.
Esta oficina visa promover a prática esportiva como meio de desenvolvimento físico, social e emocional dos participantes. As atividades incluem:
• Treinamento técnico em basquete, futebol, vôlei, atletismo e natação.
• Participação em trilhas e jogos populares para promover a atividade física e o trabalho em equipe.
• Envolvimento em projetos e eventos esportivos locais.
A oficina de capoeira explora a prática dessa arte marcial como forma de promover a cultura afro-brasileira e o desenvolvimento pessoal dos participantes. As atividades incluem:
Treinamento técnico e jogo da capoeira.
Estudo do ritmo e da percussão afro.
Participação em eventos culturais e apresentações comunitárias.
Nesta oficina, os participantes têm a oportunidade de vivenciar e refletir sobre questões sociais e de direitos humanos, promovendo a conscientização e o empoderamento para a transformação social. As atividades incluem:
Atividades participativas e dinâmicas de grupo para estimular a reflexão e o diálogo sobre questões sociais.
Visitas a espaços de garantia de direitos, como ONGs e órgãos públicos, para conhecer iniciativas e políticas de proteção e promoção dos direitos humanos.
Realização de pesquisas e debates sobre questões sociais e políticas públicas locais.
Participação em eventos e campanhas de conscientização e mobilização social.
Realizamos o acolhimento e a escuta ativa das famílias, para podermos facilitar o acesso dessas famílias a seus direitos, auxiliando na proteção social, fortalecendo o trabalho em rede e as políticas públicas, visando fortalecimento da autonomia e participação, proporcionando senso de pertencimento, bem como fortalecimento de vínculos e convivência familiar, social e comunitária através de atividades mensais em grupos, rodas de conversa, grupos de apoio, fortalecimento às mulheres, participação nas ações internas e descentralizadas da instituição.
Acompanhamento Social Familiar Mensal
Grupo Mulheres Fortalecendo Mulheres
Acolhimento Individual para orientações e intervenções
Articulação com a rede socioassistencial, viabilizando a garantia dos direitos.
Atividade realizada em grupos, de forma a garantir aquisições progressivas de acordo com o ciclo de vida das crianças e adolescentes, possibilitando a construção da identidade da criança e do adolescente, a partir das relações consigo mesmo, com seus pares, com sua família e com a sociedade.
Esta oficina realiza projetos com temas específicos, pertinentes à vida cotidiana das crianças e adolescentes, campanhas educativas, direitos e deveres do cidadão, dentre outros, oportunizando momentos de reflexão e debate que permitam a construção da cidadania, pertencimento e a convivência social.
Realiza em média 480 atendimentos mensais.
Realizada com reutilização de materiais recicláveis para confecção de objetos e brinquedos no intuito de trabalhar a concentração, criatividade e coordenação motora, além de promover a conexão interpessoal das crianças, adolescentes e colaboradores, tornando possível proporcionar momentos de reflexão sobre atitudes e comportamentos.
Realiza em média 195 atendimentos mensais.
Prática da arte marcial do Judô de forma educacional no intuito de alcançar o desenvolvimento motor e cognitivo, bem como o fortalecimento físico, a promoção da saúde e a aquisição de bons hábitos. Utilizando-se dos benefícios desta modalidade esportiva, é possível transmitir valores sobre disciplina, respeito mútuo, respeito à hierarquia, superação de dificuldades, solidariedade, integração ao grupo, dentre outros princípios essenciais à boa convivência.
Realiza em média 205 atendimentos mensais.
Atividades de dança com enfoque no aprendizado de diferentes ritmos musicais que potencializem o desenvolvimento da criatividade, expressividade, o respeito às diferenças, à diversidade, capacidade de reflexão e autonomia. Muito além das técnicas desta modalidade, a dança praticada de forma educativa, visa a integração social, possibilitando o acesso a experiências lúdicas e artísticas que promovam a ampliação do universo cultural da criança e do adolescente.
Realiza em média 175 atendimentos mensais.
Prática de diversas modalidades esportivas aliadas à atividades que possibilitem a aquisição de autocontrole, autoestima, disciplina, respeito mútuo, coordenação motora, trabalho em equipe e integração, além de orientações sobre saúde e hábitos saudáveis. Primando por uma intervenção para além da simples transmissão de conhecimentos e técnicas, é possível utilizar o potencial do esporte como estratégia para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a formação para o exercício da cidadania.
Principais modalidades praticadas: futebol, vôlei, basquete e atletismo.
Realiza em média 570 atendimentos mensais.
No intuito de complementar o trabalho realizado diariamente com as crianças e adolescentes, mensalmente os familiares participam de reuniões orientativas sobre temas pertinentes ao contexto familiar e social. Além desta atividade mensal, é realizado o acompanhamento, conforme as demandas, para acesso a outros serviços públicos e encaminhamentos necessários, de forma a abranger o atendimento à família em sua totalidade.
Realiza em média 120 atendimentos mensais.
Realizado no intuito atender um grupo específico de famílias que apresentam maiores fragilidades emocionais, vínculos familiares enfraquecidos e outras vulnerabilidades pessoais e sociais, oferecendo atividades e orientações sobre temas relevantes. Realizado com a abordagem de várias áreas de formação, visa fortalecer áreas específicas nos âmbitos pessoais, familiares e sociais, bem como promover o desenvolvimento individual e fortalecer os laços familiares.
Realiza em média 25 atendimentos mensais.
Realizada com adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos no intuito de promover a autonomia e protagonismo por meio do desenvolvimento de ações e atividades com temas e assuntos pertinentes ao Mundo do Trabalho. Tendo em vista que o trabalho é uma das formas de propiciar a mudança social e, diante da dificuldade na procura pelo primeiro emprego, os conhecimentos adquiridos são importantes para a iniciação profissional dos adolescentes.
Principais atividades realizadas:
Realiza em média 120 atendimentos mensais.
A Instituição redobrou esforços para ampliar seu espaço físico e em 2016 inaugurou um espaço novo que possui no total 1.170 metros quadrados de área construída contendo em seus setores: sete salas/oficinas, uma quadra poliesportiva, uma sala de reuniões, cozinha, despensa, almoxarifado, oficina, seis banheiros, sala de atendimento, sala de reuniões, vestiários, parque e uma área coberta que atende a espaço multiuso.
O COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade é uma Organização da Sociedade Civil que há 56 anos presta serviços gratuitos à população da cidade de Tatuí, neste longo período de existência já realizou diversas atividades voltadas ao desenvolvimento das pessoas enquanto cidadãos. Desde 2004, tem seu trabalho voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social por meio de seus serviços e projetos.
Tendo como missão, promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, as atividades são programadas no intuito de contribuir com o crescimento pessoal e social das pessoas para o exercício da cidadania.
Atualmente, o COSC atende diariamente 110 crianças e adolescentes no contraturno escolar, desenvolvendo diversas oficinas como, dança, judô, esportes variados, lazer, informática, socioeducativa, artesanato, iniciação ao Mundo do Trabalho, dentre outras atividades de integração e acesso à experiências que promovam a ampliação do universo cultural e informacional dos educandos.
No intuito de complementar o trabalho realizado com as crianças e adolescentes, é oferecido o atendimento mensal a aproximadamente 100 familiares por meio de reuniões periódicas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, grupos de acompanhamento psicossocial e encaminhamentos à rede socioassistencial e outros serviços públicos.
O COSC por meio de sua diretoria e colaboradores, acredita que é possível ser uma ponte para a construção e desenvolvimento de valores humanos, oferecendo um ambiente propício à inclusão social, visando o exercício da cidadania em sua totalidade através da apropriação dos direitos e deveres inerentes à pessoa humana.
Fig.1
Fig.2
Conforme Diagnóstico Social do município realizado pela empresa Kairós Desenvolvimento Social (fig. 1), as imagens assinaladas em cores mais fortes representam os territórios com maiores índices de vulnerabilidades e violação de direitos, sendo que, conforme demonstrado na fig.2 , grande parte das crianças, adolescentes e famílias atendidas pela instituição residem nesses bairros.
Seg. à Sex 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00
Email: contato@cosctatui.org
Rua 13 de Maio, 160 - Centro - Tatuí/SP
Telefones: (15) 3251-4168 | 3022-4493
Whatsapp: (15) 99759-7058
Copyright © 2024 Cosc. Todos os direitos Reservados.
Desenvolvido por Techsize - Tecnologia da Informação