Quem somos

Nós somos uma Organização da Sociedade Civil criada em 07 de dezembro de 1963 (a princípio denominada Conselho Social da Comunidade de Tatuí), idealizada por grupo de pessoas sensíveis às causas e problemas sociais da cidade de Tatuí, que sentiram a necessidade de se criar um Órgão de Assistência Social, visando contribuir com o atendimento das demandas sociais do município. Juntando esforços, criaram o embrião do que seria o COSC hoje.

No início e por muitos anos, funcionamos como um conselho que prestava assistência às outras Associações, arrecadando mantimentos, roupas, móveis, etc, que posteriormente eram doados às pessoas atendidas, oferecendo ainda, outros serviços que contribuíam para o bem comum do município.

Com o passar do tempo, tendo em vista a estruturação da Assistência Social enquanto Política Pública (Lei Orgânica da Assistência Social – Lei 8742/93), organizada por níveis de complexidade (Resolução CNAS nº 109/2009), passamos a desenvolver Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e projetos socioculturais e esportivos.

A partir do ano de 2004, o trabalho foi direcionado ao atendimento específico de crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social, tendo como missão, promover o Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários, bem como o desenvolvimento da autonomia e protagonismo para o exercício da cidadania. Desde então, mais de 1.600 crianças e adolescentes foram atendidos e em média 8.000 familiares receberam direta e indiretamente atendimento e orientação.

Vislumbrando uma sociedade mais justa, nos destacamos em nossa localidade como uma Organização séria, seguindo criteriosamente as Legislações que garantem o acesso das pessoas à serviços e benefícios, atuando como parceira da esfera pública, pautada na construção de valores humanos e inclusão das pessoas na sociedade, visando o pleno exercício da cidadania.

COSC, SERVINDO À COMUNIDADE DESDE 1963!

Promover o Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários de crianças, adolecentes e suas famílias, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e protagonismo.

Ser uma Organização de referência no atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares.

1. Amor ao próximo;
2. Respeito pelas pessoas;
3. Valorização da família;
4. Transparência nas ações;
5. Compromisso com a causa.

Carta do Presidente

No ano de 1980, iniciei um trabalho voluntário na Instituição e à medida que fui conhecendo mais de perto a seriedade dos serviços prestados, o espírito de grupo e a competência dos envolvidos, fui me envolvendo com a causa e senti fortemente em meu coração que poderia ir além. No ano de 2003, assumi a Presidência da Organização com o objetivo pessoal de dedicar mais do meu tempo em benefício da transformação de vida das pessoas.

A partir de então, pude vivenciar o processo de muitas famílias que, antes estavam em estado de vulnerabilidade e depois passaram por verdadeiras histórias de aquisição de autonomia em relação às suas vidas, sendo valorizadas enquanto famílias e também individualmente, estreitando laços de afeto, de carinho e de respeito no convívio familiar. Sem falar nos inúmeros casos de conquistas pessoais de adolescentes que obtiveram melhoras significativas na escola, que conseguiram trabalho ou que saíram de um estado de risco para serem exemplos de mudança viva em suas comunidades.

Hoje, como Presidente meu empenho continua neste foco fundamental de cooperar ativamente com os trabalhos e as atividades desenvolvidas a favor das nossas crianças e adolescentes, com vistas a incorporar também seus familiares neste círculo virtuoso de benefícios pessoais e coletivos, somado à incumbência de buscar e estreitar novas parcerias com Empresas, públicas e privadas através das leis de incentivos fiscais, concedidos pelos governos Federal, Estadual e Municipal, visando a sustentabilidade da nossa Instituição.

Posso afirmar à frente do COSC, que trabalhamos com empenho para aprimorar nossas atividades e serviços, seja no desenvolvimento e na qualificação das competências dos colaboradores da nossa equipe, seja no arregimento de mais voluntários sensibilizados à nossa causa, seja na melhoria contínua das atividades desenvolvidas em nossas oficinas ou mesmo no desenvolvimento de novos projetos, visando sempre o benefício das pessoas que atendemos.

O patrocínio das empresas parceiras, das pessoas físicas e a contribuição direta e indireta dos voluntários em benefício da continuidade dos trabalhos do COSC e da sustentabilidade da Instituição, é um incentivo propulsor que nos move e que nos auxilia em nosso dia-a-dia complementando as ações que estamos desenvolvendo em prol da melhoria de vida das crianças, adolescentes e seus familiares na cidade de Tatuí.

Agradeço a todos os nossos parceiros e amigos que colaboram de alguma forma para que o COSC continue servindo a Comunidade, assim como faz desde 1963.

Juvenal Marques Rodrigues

Linha do Tempo

1972 a 1979

1995 a 2000

1993 a 2005

1963 a 2012

1993 a 2012

2003 a 2010

1992 a 2009

2002

2004 a 2009

2007 a 2010

2006 a 2010

2009 - Até hoje

Galeria dos Presidente


Dep. Orlando Lazzetti
Idealizador do Cosc


Dr. Almiro dos Reis
1963 a 1965


Dr.Lázaro Jonas Simões de Almeida
1965 a 1967


Luiz Luciano de Campos
1967 a 1969


Myrta Leda Vieira da Cunha
1969 a 1973


Silvio Silvério de Lima
1973 a 1988


Lindolfo Carriel
1988 a 1989


José Assunção
1989 a 1993


Filinto Chaves dos Santos
1993 a 2003


Juvenal Marques Rodrigues
2003 a 2019 (Atual Presidente)

O que fazemos?

Atualmente, por meio dos serviços e projetos desenvolvidos, atendemos diariamente 110 crianças e adolescentes no contraturno escolar, desenvolvendo diversas atividades que garantem a integração e acesso à experiências que visam a ampliação do universo cultural e informacional do nosso público.

Tendo em vista que, a criança e o adolescente encontram-se inseridos em contextos familiares, sociais e culturais, no intuito de complementar o trabalho realizado e incluir a família no processo de desenvolvimento de seus filhos, realizamos mensalmente atendimento de aproximadamente 100 familiares por meio de reuniões periódicas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, grupos de acompanhamento psicossocial, encaminhamentos à rede socioassistencial e outros serviços públicos. Dessa forma, possibilitamos o estreitamento dos vínculos familiares e comunitários, construindo no cotidiano relações cooperativas e de convivência, mudando paradigmas de vida.

A fim de manter nossas atividades e garantir a excelência de gestão, realizamos sólidas parcerias e, desde 2015 desenvolvemos projetos culturais e esportivos incentivados por leis de fomento a nível estadual e federal (Lei Rouanet, Lei Federal do Esporte e PROAC- PIE).


Nossas Oficinas

Oficina Socioeducativa

Atividade realizada em grupos, de forma a garantir aquisições progressivas de acordo com o ciclo de vida das crianças e adolescentes, possibilitando a construção da identidade da criança e do adolescente, a partir das relações consigo mesmo, com seus pares, com sua família e com a sociedade.

Esta oficina realiza projetos com temas específicos, pertinentes à vida cotidiana das crianças e adolescentes, campanhas educativas, direitos e deveres do cidadão, dentre outros, oportunizando momentos de reflexão e debate que permitam a construção da cidadania, pertencimento e a convivência social.

Realiza em média 480 atendimentos mensais.

Oficina de Esportes

Prática de diversas modalidades esportivas aliadas à atividades que possibilitem a aquisição de autocontrole, autoestima, disciplina, respeito mútuo, coordenação motora, trabalho em equipe e integração, além de orientações sobre saúde e hábitos saudáveis. Primando por uma intervenção para além da simples transmissão de conhecimentos e técnicas, é possível utilizar o potencial do esporte como estratégia para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a formação para o exercício da cidadania.

Principais modalidades praticadas: futebol, vôlei, basquete e atletismo.

Realiza em média 570 atendimentos mensais.

Oficina de Dança

Atividades de dança com enfoque no aprendizado de diferentes ritmos musicais que potencializem o desenvolvimento da criatividade, expressividade, o respeito às diferenças, à diversidade, capacidade de reflexão e autonomia. Muito além das técnicas desta modalidade, a dança praticada de forma educativa, visa a integração social, possibilitando o acesso a experiências lúdicas e artísticas que promovam a ampliação do universo cultural da criança e do adolescente.

Realiza em média 175 atendimentos mensais.

Oficina de Judô

Prática da arte marcial do Judô de forma educacional no intuito de alcançar o desenvolvimento motor e cognitivo, bem como o fortalecimento físico, a promoção da saúde e a aquisição de bons hábitos. Utilizando-se dos benefícios desta modalidade esportiva, é possível transmitir valores sobre disciplina, respeito mútuo, respeito à hierarquia, superação de dificuldades, solidariedade, integração ao grupo, dentre outros princípios essenciais à boa convivência.

Realiza em média 205 atendimentos mensais.

Oficina de Artesanato

Realizada com reutilização de materiais recicláveis para confecção de objetos e brinquedos no intuito de trabalhar a concentração, criatividade e coordenação motora, além de promover a conexão interpessoal das crianças, adolescentes e colaboradores, tornando possível proporcionar momentos de reflexão sobre atitudes e comportamentos.

Realiza em média 195 atendimentos mensais.

Oficina de Grupo de Acompanhamento psicossocial

Realizado no intuito atender um grupo específico de famílias que apresentam maiores fragilidades emocionais, vínculos familiares enfraquecidos e outras vulnerabilidades pessoais e sociais, oferecendo atividades e orientações sobre temas relevantes. Realizado com a abordagem de várias áreas de formação, visa fortalecer áreas específicas nos âmbitos pessoais, familiares e sociais, bem como promover o desenvolvimento individual e fortalecer os laços familiares.

Realiza em média 25 atendimentos mensais.

Oficina de Iniciação ao Mundo do Trabalho

Realizada com adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos no intuito de promover a autonomia e protagonismo por meio do desenvolvimento de ações e atividades com temas e assuntos pertinentes ao Mundo do Trabalho. Tendo em vista que o trabalho é uma das formas de propiciar a mudança social e, diante da dificuldade na procura pelo primeiro emprego, os conhecimentos adquiridos são importantes para a iniciação profissional dos adolescentes.

Principais atividades realizadas:
- Exposição sobre a relação do homem e do trabalho;
- Reflexão sobre a busca da satisfação pessoal, profissional e financeira;
- Pesquisa sobre campos de trabalho no município – tipos de empresa, funções e conhecimentos necessários;
- Conceitos e características para empregabilidade – caminhos do trabalho;
- Pesquisas sobre os programas de aprendizagem – jovem aprendiz e produção de currículos;
- Atividades relacionadas a processos seletivos (leitura de textos sobre entrevista e currículo);
- Comportamentos que promovem competências para o mercado de trabalho.

Realiza em média 120 atendimentos mensais.

Oficina de Pais Comprometidos com o Futuro

No intuito de complementar o trabalho realizado diariamente com as crianças e adolescentes, mensalmente os familiares participam de reuniões orientativas sobre temas pertinentes ao contexto familiar e social. Além desta atividade mensal, é realizado o acompanhamento, conforme as demandas, para acesso a outros serviços públicos e encaminhamentos necessários, de forma a abranger o atendimento à família em sua totalidade.

Realiza em média 120 atendimentos mensais.

Nossos Programas

OFICINA SOCIOEDUCATIVA

Atividade realizada em grupos, de forma a garantir aquisições progressivas de acordo com o ciclo de vida das crianças e adolescentes, possibilitando a construção da identidade da criança e do adolescente, a partir das relações consigo mesmo, com seus pares, com sua família e com a sociedade.

Esta oficina realiza projetos com temas específicos, pertinentes à vida cotidiana das crianças e adolescentes, campanhas educativas, direitos e deveres do cidadão, dentre outros, oportunizando momentos de reflexão e debate que permitam a construção da cidadania, pertencimento e a convivência social.

Realiza em média 480 atendimentos mensais.

OFICINA DE ARTESANATO

Realizada com reutilização de materiais recicláveis para confecção de objetos e brinquedos no intuito de trabalhar a concentração, criatividade e coordenação motora, além de promover a conexão interpessoal das crianças, adolescentes e colaboradores, tornando possível proporcionar momentos de reflexão sobre atitudes e comportamentos.

Realiza em média 195 atendimentos mensais.

OFICINA DE JUDÔ

Prática da arte marcial do Judô de forma educacional no intuito de alcançar o desenvolvimento motor e cognitivo, bem como o fortalecimento físico, a promoção da saúde e a aquisição de bons hábitos. Utilizando-se dos benefícios desta modalidade esportiva, é possível transmitir valores sobre disciplina, respeito mútuo, respeito à hierarquia, superação de dificuldades, solidariedade, integração ao grupo, dentre outros princípios essenciais à boa convivência.

Realiza em média 205 atendimentos mensais.

DANÇA

Atividades de dança com enfoque no aprendizado de diferentes ritmos musicais que potencializem o desenvolvimento da criatividade, expressividade, o respeito às diferenças, à diversidade, capacidade de reflexão e autonomia. Muito além das técnicas desta modalidade, a dança praticada de forma educativa, visa a integração social, possibilitando o acesso a experiências lúdicas e artísticas que promovam a ampliação do universo cultural da criança e do adolescente.

Realiza em média 175 atendimentos mensais.

ESPORTES

Prática de diversas modalidades esportivas aliadas à atividades que possibilitem a aquisição de autocontrole, autoestima, disciplina, respeito mútuo, coordenação motora, trabalho em equipe e integração, além de orientações sobre saúde e hábitos saudáveis. Primando por uma intervenção para além da simples transmissão de conhecimentos e técnicas, é possível utilizar o potencial do esporte como estratégia para a promoção do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a formação para o exercício da cidadania.

Principais modalidades praticadas: futebol, vôlei, basquete e atletismo.

Realiza em média 570 atendimentos mensais.

PAIS COMPROMETIDOS COM O FUTURO

No intuito de complementar o trabalho realizado diariamente com as crianças e adolescentes, mensalmente os familiares participam de reuniões orientativas sobre temas pertinentes ao contexto familiar e social. Além desta atividade mensal, é realizado o acompanhamento, conforme as demandas, para acesso a outros serviços públicos e encaminhamentos necessários, de forma a abranger o atendimento à família em sua totalidade.

Realiza em média 120 atendimentos mensais.

GRUPO DE ACOMPANHAMENTO PSICOSSOCIAL

Realizado no intuito atender um grupo específico de famílias que apresentam maiores fragilidades emocionais, vínculos familiares enfraquecidos e outras vulnerabilidades pessoais e sociais, oferecendo atividades e orientações sobre temas relevantes. Realizado com a abordagem de várias áreas de formação, visa fortalecer áreas específicas nos âmbitos pessoais, familiares e sociais, bem como promover o desenvolvimento individual e fortalecer os laços familiares.

Realiza em média 25 atendimentos mensais.

INICIAÇÃO AO MUNDO DO TRABALHO

Realizada com adolescentes na faixa etária de 14 a 16 anos no intuito de promover a autonomia e protagonismo por meio do desenvolvimento de ações e atividades com temas e assuntos pertinentes ao Mundo do Trabalho. Tendo em vista que o trabalho é uma das formas de propiciar a mudança social e, diante da dificuldade na procura pelo primeiro emprego, os conhecimentos adquiridos são importantes para a iniciação profissional dos adolescentes.

Principais atividades realizadas:

  • Exposição sobre a relação do homem e do trabalho;
  • Reflexão sobre a busca da satisfação pessoal, profissional e financeira;
  • Pesquisa sobre campos de trabalho no município – tipos de empresa, funções e conhecimentos necessários;
  • Conceitos e características para empregabilidade – caminhos do trabalho;
  • Pesquisas sobre os programas de aprendizagem – jovem aprendiz e produção de currículos;
  • Atividades relacionadas a processos seletivos (leitura de textos sobre entrevista e currículo);
  • Comportamentos que promovem competências para o mercado de trabalho.

Realiza em média 120 atendimentos mensais.

Infraestrutura

A Instituição redobrou esforços para ampliar seu espaço físico e em 2016 inaugurou um espaço novo que possui no total 1.170 metros quadrados de área construída contendo em seus setores: sete salas/oficinas, uma quadra poliesportiva, uma sala de reuniões, cozinha, despensa, almoxarifado, oficina, seis banheiros, sala de atendimento, sala de reuniões, vestiários, parque e uma área coberta que atende a espaço multiuso.


Institucional

O COSC – Centro de Orientação e Serviços à Comunidade é uma Organização da Sociedade Civil que há 56 anos presta serviços gratuitos à população da cidade de Tatuí, neste longo período de existência já realizou diversas atividades voltadas ao desenvolvimento das pessoas enquanto cidadãos. Desde 2004, tem seu trabalho voltado ao atendimento de crianças, adolescentes e seus familiares em situação de vulnerabilidade social por meio de seus serviços e projetos.

Tendo como missão, promover o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e do protagonismo, as atividades são programadas no intuito de contribuir com o crescimento pessoal e social das pessoas para o exercício da cidadania.

Atualmente, o COSC atende diariamente 110 crianças e adolescentes no contraturno escolar, desenvolvendo diversas oficinas como, dança, judô, esportes variados, lazer, informática, socioeducativa, artesanato, iniciação ao Mundo do Trabalho, dentre outras atividades de integração e acesso à experiências que promovam a ampliação do universo cultural e informacional dos educandos.

No intuito de complementar o trabalho realizado com as crianças e adolescentes, é oferecido o atendimento mensal a aproximadamente 100 familiares por meio de reuniões periódicas, atendimentos individuais, visitas domiciliares, grupos de acompanhamento psicossocial e encaminhamentos à rede socioassistencial e outros serviços públicos.

O COSC por meio de sua diretoria e colaboradores, acredita que é possível ser uma ponte para a construção e desenvolvimento de valores humanos, oferecendo um ambiente propício à inclusão social, visando o exercício da cidadania em sua totalidade através da apropriação dos direitos e deveres inerentes à pessoa humana.

Abrangência

Algumas características importantes do público atendido atualmente pelo COSC, que revelam a necessidade e importância do trabalho desenvolvido há 55 anos por esta Organização da Sociedade Civil.








Fig.1



Fig.2



Conforme Diagnóstico Social do município realizado pela empresa Kairós Desenvolvimento Social (fig. 1), as imagens assinaladas em cores mais fortes representam os territórios com maiores índices de vulnerabilidades e violação de direitos, sendo que, conforme demonstrado na fig.2 , grande parte das crianças, adolescentes e famílias atendidas pela instituição residem nesses bairros.

Parceiros

cosctatui

Seg. à Sex 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

Email: contato@cosctatui.org

Rua 13 de Maio, 160 - Centro - Tatuí/SP

Telefones: (15) 3251-4168 | 3022-4493

Whatsapp: (15) 99759-7058

Copyright © 2019 Cosc. Todos os direitos Reservados.

Desenvolvido por Techsize - Tecnologia da Informação