O que tem na vila

O Projeto “O que tem na Vila?” é uma proposta de atendimento à crianças e adolescentes sob a ótica da Proteção Integral e de uma formação humana mais completa, o qual lança um olhar à realidade vivida, cultura, saberes, vulnerabilidades e potencialidades das crianças e adolescentes, no intuito de construir um vínculo mais consistente com o público alvo, suas famílias e com a comunidade, propondo diálogos e atividades além dos muros da Organização, para a formalização do Mapa Afetivo do Território.

Hoje no Brasil, a concepção de Educação Integral abarca diversas estratégias e ações das mais variadas políticas sociais, as quais integradas, tem como base a proteção social. Assim, contemporaneamente, o termo converge em ações educacionais e sociais que propiciam o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, ampliando a capacidade para a convivência e participação na vida pública e o acesso a serviços sociais, tendo como centralidade o território e as experiências nele vividas.

O projeto “O que tem na Vila?” tem como proposta a realização de ações integradas com as escolas e outros equipamentos da rede local a partir do reconhecimento das forças presentes no território e a aproximação do modo como as crianças, adolescentes e suas famílias se relacionam com estes espaços.

A metodologia para desenvolvimento das ações do “Projeto O que tem na Vila?” será norteada na Doutrina da Proteção Integral do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), o qual reconhece crianças e adolescentes como pessoas em desenvolvimento e como sujeito de direitos, compartilhando deveres e responsabilidades entre família/sociedade/estado e, na concepção contemporânea da Educação Integral.

PÚBLICO ALVO DIRETO - 60 crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 11 e 16 anos, identificados em busca ativa nos territórios ou por encaminhamentos prioritários da rede de proteção; PÚBLICO ALVO INDIRETO – 200 familiares aproximadamente, pessoas da comunidade, rede intersetorial do território;

As ações desta proposta atendem, sob o ponto de vista de localização um conjunto de bairros agrupados, que circundam o COSC sendo estes: Jardim das Garças, Jardim das Perdizes, Jardim Europa, Jardim Planalto, Nova Tatuí, Residencial Alvorada, Vila Brasil, Vila Esperança, Vila Nova Esperança, Vila São Cristóvão, Vila São Paulo, Village Engenheiro Campos;


As escolas onde estão referenciadas as ações conjuntas no território são as Escolas Estaduais Prof. Ary de Almeida Sinisgally e Prof. José Celso de Mello. No âmbito da rede socioassistencial, o CRAS Leste se constitui equipamento de referência fundamental no fortalecimento do elo com a família/território e também é a porta de entrada para serviços e programas da assistência social.

Nenhum registro no diário de campo.

Parceiros

cosctatui

Seg. à Sex 08:00 às 12:00 - 13:00 às 17:00

Email: contato@cosctatui.org

Rua 13 de Maio, 160 - Centro - Tatuí/SP

Telefones: (15) 3251-4168 | 3022-4493

Whatsapp: (15) 99759-7058

Copyright © 2019 Cosc. Todos os direitos Reservados.

Desenvolvido por Techsize - Tecnologia da Informação